Saber a hora de se retirar

Saber a hora de se retirar

Zuckerberg publicou um vídeo nesta terça, dia 07, dizendo que mudará a política de conteúdo no Instagram e Facebook. Não terão mais moderadores a fim de filtrar a veracidade dos conteúdos, sendo substituídas por notas que os próprios usuários poderão fazer, alegando que isso ajudará na liberdade de expressão.

Qualquer semelhança com a casa da sogra não é mera coincidência. Zuckerberg chegou a criticar censuras de “tribunais secretos” que ordenam a remoção de conteúdos na Internet, fazendo referência ao que aconteceu com o X no Brasil.

Ele ainda declara apoio ao governo Trump, que segue a mesma linha de administração de políticas de censura.

Ao meu ver, isso torna a internet um lugar ruim para ser habitado. Podemos esperar fake news, conteudo misógino, homofóbico, racista, transfobico sem as devidas punições. Não se trata de um posicionamento de esquerda, mas uma norma básica de direitos humanos.

Eu havia escutado um podcast dizendo que seria o fim da tendência woke nas empresas. Acho pejorativo falar de cultura woke, pois não se trata de cultura, mas de uma regra fundamental onde não deveríamos violar qualquer direito humano.

Temos que distinguir o que é liberdade de expressão ou uma alusão a privação ao estado de direito. Ouço o que minha intuição tem a dizer sobre redes sociais, e ela me diz que é hora de sair do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *