A dona da porra toda
Fui pesquisar sobre quem era Ada Lovelace, e acabei descobrindo que ela era muito mais do que eu esperava. Augusta Ada Byron começou como escritora, e por influência de sua mãe, virou matemática. Tempos depois, se juntou com Charles Babbage, que ajudou a desenvolver uma máquina de fazer cálculos.
Ada foi além, pensava em termos de “ciência poética”, em como as pessoas e a sociedade poderiam interagir com a tecnologia e criou o que foi chamado de primeiro algoritmo. Inovador, não? Isso me faz pensar que Ada Lovelace é mais de humanas do que de exatas, para a minha alegria, que não sou muito boa com números. Mas isso é uma conversa para outro dia.
Algumas curiosidades sobre Ada:
- Em toda segunda terça-feira do mês de outubro, é comemorado o dia da Ada Lovelace. Isso é um estimulo para exaltar as mulheres na tecnologia, ciência, engenharia e matemática.
- Sydney Padua criou uma história em quadrinhos chamada de “As emocionantes aventuras de Lovelace e Babbage”
- Existe uma linguagem de programação chamada ADA. Que legal, né? Deu até vontade de aprender.
- Se já é difícil hoje, imagine naquela época. Ada enfrentou o machismo para ser reconhecida por seu trabalho.
Eu cheguei a estudar programação e até trabalhei como programadora junior, um fracasso total. Mas escrever esse artigo fez eu revisitar minha antiga profissão. Essa inovadora mulher, é uma das grandes, se não a principal, precursoras do modo de vida que estabelecemos com a internet hoje. Abro e falo de boca cheia: foi uma mulher.